MESA APRENDIZAGENS HISTÓRICAS

 


PLURAL E MULTIFACETADA:REFLEXÕES SOBRE A SALA DE AULA DE HISTÓRIA

Adriana Regina Oliveira Coelho e Marize Helena de Campos

 

PESQUISA, ENSINO E O PROBLEMA DOSVIESES: DA PESQUISA AOS USOS DO SABER HISTÓRICO

Alexandro Neundorf e Aruanã Antonio dos Passos

 

CONTEXTO PÓS 1970 E A HISTÓRIA EM SALA DE AULA

André Luiz Moscaleski Cavazzani

Rodrigo Otávio dos Santos

 

MARCASDE UM PROCESSO INQUISITORIAL E OS CAMINHOS DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA OENSINO DE HISTÓRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Andressa Cristina de Souza Nunes

 

CINECLUBE ESCOLAR PARA A EJA

Antonio Carlos Figueiredo Costa

 

A FAMÍLIA COMO OBJETO DA HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO DOCAMPO / ROÇA PARA CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO

Antonio José de Souza

 

A PRESENÇA DO CINEMA EA CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS DE SOCIABILIDADE NA CIDADE DE PICOS-PIAUI

Antônia Natália de Sousa Arrais

 

AEDUCAÇÃO COMO PRÁTICA LIBERTADORA: ABORDAGENS E DESAFIOS NO ENSINO DE HISTÓRIA

Ana Paula dos Santos Reinaldo Verde e Bartolomeu Lima Sá Júnior

 

A POÉTICA DAHISTÓRIA E A HISTORIA EN ESPIRAL

Borja Antela-Bernárdez

 

OSJOVENS DO ENSINO MÉDIO E A HISTÓRIA: A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DAS FONTESHISTÓRICAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Carmem Lúcia Gomes De Salis e André Ulysses De Salis

 

REFLEXÕES SOBRE O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA: UM PRODUTO

MERCADOLÓGICO OU UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA?

Marcos Vinícius dos Santos Costa e Max Lanio Martins Pina

 

A CONCIÊNCIA HISTÓRICA ATRAVÉS DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL LOCAL

Cristiane Acosta

 

UMA PROPOSTA DE ENSINO DE HISTÓRIA PARA OS INSTITUTOS FEDERAIS:  O RELATO DE EXPERIÊNCIA NO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ (IFAP)

Danilo Sorato Oliveira Moreira e Marialva do Socorro de Almeida

 

NARRATIVASDE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A ESCOLA

Dulceli de Lourdes Tonet Estacheski e Rodrigo da Silva Souza

 

NATURALIZANDO ASDIFERENÇAS: O TRATADO DESCRITIVO DO BRASIL COMO INSTRUMENTO PARA PENSAR A ALTERIDADE CULTURAL E A CONSTRUÇÃO DO RESPEITO

Eduardo Mangolim Brandani da Silva e Eloara dos Santos Cotrim


REFLEXÕES SOBRE A CONSCIÊNCIA HISTÓRICA A PARTIR DAS REPRESENTAÇÕES DA DITADURA CIVIL-MILITAR NO BRASIL (1964-1985) EM LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA

Fábio Alexandre da Silva

 

“NOVO” ENSINO MÉDIO: REFLEXÕESSOBRE A HISTÓRIA E SEU ENSINO

Gerson Luiz Buczenko

 

PROPOSTAS PARA O ENSINODA HISTÓRIA DA ERA ELISABETANA INGLESA (1558-1603)

Giovana Eloá Mantovani Mulza

 

CARNAVAL, ENSINO DEHISTÓRIA E CULTURA POPULAR NA IDADE MODERNA

Jessica Caroline de Oliveira

 

NOVAS FERRAMENTAS PARAA HISTÓRIA: A MODA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO

Jéssica Mayara Santos Sampaio

 

A CURIOSIDADE EPISTEMOLOGICA NO ENSINO DEHISTÓRIA

João Octavio França Teixeira

 

“TAMBÉM EU TENHOSERVIDO DE AGULHA A MUITA LINHA ORDINÁRIA!”: CHOQUE CULTURAL E IDENTIDADE EM“UM APÓLOGO”, DE MACHADO DE ASSIS

Letícia Mayer Borges

 

ENSINO DE HISTÓRIA EDITADURA MILITAR: REFLEXÕES E APONTAMENTOS

Lucas Alves da Silva

 

AARQUITETURA E O CURRÍCULO COMO COMPONENTES DA CULTURA ESCOLAR DE UM COLÉGIOMARISTA

Luciano Araujo Monteiro

 

ENTRE JOGOS DE MEMÓRIAE DE ROLETAS: “GIRANDO” A APRENDIZAGEM HISTÓRICA NOS NONOS ANOS

Lucilia Maria Esteves Santiso Dieguez

 

A HISTÓRIA LOCAL NA AMAZÔNIAORIENTAL BRASILEIRA: NARRATIVAS DE ESTUDANTES E DE PROFESSORES

Lucilvana Ferreira Barros e Roberg Januário dos Santos

 

A HISTÓRIA REGIONAL EMUM CONTEXTO ESCOLAR DE MIGRAÇÃO ESTUDANTIL: ESTUDO DE CASO DOPIBID-HISTÓRIA/UFTM

Ilana Peliciari Rocha

Marcelo de Souza Silva

 

A IMPORTÂNCIA DE APRESENTAR O CONCEITO DE ESPAÇO EM SALA DE AULA PARA OENSINO DE HISTÓRIA

Renata Nobre Bezerra e Sarah Karolina Sucar Ferreira

 

O ENSINO-APRENDIZAGEM DO GÊNERO HISTÓRICO EMCONTEXTO

Ricardo Hiroyuki Shibata

 

PARA UMA EDUCAÇÃO EMSAÚDE E MEIO AMBIENTE: A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO

Rodrigo Perles Dantas

 

“PELA INSTRUÇÃO”:  A PRODUÇÃO DE UMA CULTURA EDUCACIONAL E A CONSTRUÇÃO DO SABER HISTÓRICO EM UM IMPRESSO DE CAMPINA GRANDE-PB.

Ronyone de Araújo Jeronimo

 


AS RELIGIÕES COMO TEMA DE ESTUDO EM HISTÓRIA – UMA BREVEREVISÃO TEÓRICA PARA COMPLEMENTAÇÃO FORMATIVA DE DISCENTES DE LICENCIATURA

Valmir Medina Riga

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.